A Prefeitura de Saboeiro através da Secretaria da Assistência Social do Município realizou nesta segunda-feira (12/06) no auditório do CRAS a audiência Pública em alusão ao Dia Mundial de Combate ao trabalho Infantil, com os dizeres “Saboeiro Diz Não ao Trabalho Infantil”. O evento faz parte da agenda anual do AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Primeira-dama e secretária da Assistência Social, Tânia de Alencar Martins

A primeira-dama e Secretária da Assistência Social do Município Tânia de Alencar Martins, fez a abertura oficial da audiência. “Estivesse essa semana passada em três formações junto ao governo do estado e pude perceber que a ‘Infância é o meninos dos olhos do Governo do Estado’. Nós vamos começar agora com o programa Mais Infância, é um projeto muito bonito, no começo não vai ser fácil, porque toda implantação se torna complicada, mas nós já estamos com meio caminho andado então daqui pro final do mês já estamos iniciando as formações serão em julho e em agosto o programa se inicia aqui em Saboeiro.” – Disse a primeira-dama Tânia Martins.

Tânia Martins

Durante seu discurso de abertura a primeira-dama ainda falou sobre a importância da primeira infância para a formação do Jovem. “Lugar de criança é na escola e brincando. E nós temos que respeitar cada fase da criança, então para os adultos que aqui estão eu chamo a atenção para isso.  – disse ela e continuou “criança tem que ser criança, criança não pode se vestir como adulto, criança não pode falar de namorar, criança tem que falar de brincar, cada criança na sua fase tem que ser respeitada e isso não tem acontecido e por isso as fases estão sendo queimadas. Hoje a gente vê crianças que não sabem nem brincar de amarelinha, crianças que não sabem o valor da comidinha feita nas panelinhas de ferro de brincar; Então vamos resgatar as brincadeiras nas escolas, em nossas casas, não vamos fantasiar nossos filho de adultos, maquiando, vestindo e calçando como adultos. E torno a dizer, criança tem que ser criança! Criança não tem que trabalhar, criança não é pra fazer trabalhos de adulto. Criança tem que ser criança!

Primeira-dama, Tânia Martins

Ainda em seu discurso de abertura Tânia Martins salientou a importância de combater o trabalho infantil “Uma coisa é você ensinar, outra coisa é você obrigar! Uma coisa é você ensinar valores a seus filhos outra coisa é você obriga-los a ter responsabilidades na sua fase que não é pra ter responsabilidades. Criança tem que ser criança, criança tem que aprender não tem que trabalhar!”  – concluiu.

A psicóloga Ione de Oliveira falou sobre a realização do evento, disse que o propósito era a erradicação do trabalho infantil e disse ainda da parceria que existe entre as secretárias da Assistência Social, Saúde e Educação.

Rita de Cássia, Secretária da Educação

A secretária da educação Rita de Cássia destacou a importância da criança “Vocês são o futuro, vocês são o alicerce a base, então nós devemos cuidar desde a base para quando chegar a fase adulta, sejam pessoas de bem, pessoas de caráter, cidadãos honrados. Então eu reforço o que a Tânia Falou, vivam a infância de vocês, não tenham pressa para crescer, aproveitem os momentos de brincar de boneca, de brincar de casinha, de brincar de carrinho, aproveitem a sua infância.” – Disse a secretária Rita.

Jane Brito, coordenadora do PETECA

Já a coordenadora do PETECA de Saboeiro Jane Brito, enfatizou sobre o dia Mundial de Combate ao trabalho infantil “dia 12 de junho é o dia ‘D’ enfrentamento ao trabalho infantil, essa data é trabalhada em todo o mundo. Quando a criança é explorada em trabalho infantil é tirada dela um dos principais direitos que é o direito de aprender, o direito de estudar.” – disse a coordenadora Jane que ainda falou sobre a importância do PETECA em Saboeiro “O PETECA que é um programa de educação contra a exploração do trabalho da criança e do adolescente do Estado do Ceará ele já vem sendo explorado no município de Saboeiro desde 2010, quem deu início esse programa aqui em Saboeiro foi a professora Vera Lúcia que foi a primeira coordenadora. O PETECA tem um lema Criança não Trabalha, Criança da Trabalho” – Concluiu.

Anísio Nocrato, secretário da Administração e Planejamento

Encerrando os discursos o secretário da Administração Anísio Nocrato falou sobre os pais que precisam se conscientizar quanto ao trabalho infantil “Precisa-se que os pais entendam que eles também assim como a educação escolar, os pais cheguem mais próximos dos filho, não vá esperar só que os filhos se eduquem na rua, pois na rua não tem o que educar, de forma nenhuma. E hoje é um dia de combater o trabalho infantil, então vocês pais precisam olhar para os filhos de vocês. – Disse Anísio Nocrato.

Apresentação do Mural
Leitura de Poesia
Apresentação do Teatro Infantil

O evento contou com leitura de poesia das crianças Gabriele e Letícia; apresentação de Mural, apresentações das crianças do Programa Mais Educação; Palestra da psicóloga e coordenadora ao AEPETI do município Ione de Oliveira; Palestra sobre a Campanha Municipal do programa Faça Bonito com a Assistente Social Karla Richele; palestra e vídeo sobre o tema Trabalho Infantil apresentado pela psicóloga Kerliane Feitosa e Apresentação do Coral com as crianças, jovens e adultos atendidos pelos programas do POLO.

Estiveram presente no evento, A primeira-dama e secretária da Assistência Social do Município, Tânia de Alencar Martins; Secretário da Administração, Anísio Nocrato; Secretária da Educação, Rita de Cássia; Coordenadora do AEPETI, Ione de Oliveira; Coordenadora do PETECA, Jane Brito; Presidente do CMDCA, Luiza Ferreira; Conselheiros Tutelares e um grande público presente.