O poder executivo municipal, visando melhorias na promoção do esporte em Saboeiro enviou projeto de lei ao poder legislativo para fazer o desmembramento da secretaria de Esporte das secretarias de Cultura e Turismo.

Secretário Antonio Braga no momento do seu discurso

O projeto foi apresentando na câmara em primeira sessão do ano, nesta sexta-feira 17/02; O secretário responsável pelas pastas da SECULTE(Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte) Antonio Braga fez questão de fazer os esclarecimentos quanto ao desmembramento, “Como todos sabem hoje a SECULTE encontra-se defasada, a estrutura que existe hoje é ineficaz, como é que um coordenador de esporte pode abranger as múltiplas atividades que o esporte exige em um município do tamanho de Saboeiro? Então o principal objetivo é esse fazer com o que cada secretaria de forma desmembrada tenha autonomia para procurar recursos nos órgãos competentes referente a cada pasta, e assim desenvolver melhor suas atividades.” – disse o secretário no plenário vereador Valdizar Martins da câmara de Saboeiro.

O secretário ainda falou sobre o que iria mudar na secretaria de esporte a partir do desmembramento, “A secretaria de esporte a partir desse desmembramento buscará recursos e projetos junto a secretaria de esporte do estado e ministério do esporte, para que o esporte funcione de forma coadjuvante de forma principal e não apenas como vinha acontecendo uma secretaria figurativa, que existe mas não funciona ativamente. Assim fariam também as demais secretarias após o desmembramento, trabalhar de forma coadjuvante, buscando recursos e projetos junto aos seus órgãos competentes.
No novo modelo de secretaria de esporte, teriam coordenadores de esportes em cada distrito do município (Barrinha, Flamengo, Malhada e São José) bem como na sede da cidade, para que as atividades esportistas fossem descentralizadas, cobrindo assim todo o município de forma justa e integral.

Apesar de toda a argumentação e pontos positivos apresentados pelo secretário, os vereadores de oposição ao poder executivo não se mostraram solidários a melhoria do ESPORTE de Saboeiro, a melhoria da CULTURA de Saboeiro a melhoria do TURISMO de Saboeiro; Votaram contra o projeto que melhoraria o ESPORTE, a CULTURA e o TURISMO.

Após o encerramento da sessão o secretário da SECULTE, decepcionado com o ocorrido desabafou: “Pensei que não faria oposição cega, pensei que estariam do lado do bem comum, pensei que estariam do lado do povo, mas na primeira sessão da câmara do ano, alguns vereadores já mostraram pra que vieram, vieram para fazer oposição cega, vieram para votar contra a melhoria da administração pública, estão trabalhando o dito “quanto pior melhor”, não estão a favor do povo, estão a favor deles mesmo.” – finalizou

A votação do projeto do desmembramento das secretarias foi acirrada sendo 5 votos a favor do desmembramento e 6 votos contra do desmembramento.

VEREADORES QUE FORAM CONTRA O PROJETO

1. Antonio Luiz
  2. Ernani Junior
  3. Fabrícia Oliveira
  4. Piu Benicio
  5. Toinho da Luzia
  6. Wylna Cavalcante

VEREADORES QUE FORAM A FAVOR DO PROJETO

1. Arnobio Junior
  2. Gilson da Barrinha
  3. Marcos do Tibúrcio
  4. Thiago Braga
  5. Totonho

O chefe do executivo municipal o prefeito Gotardo Martins, após saber o resultado da votação se mostrou decepcionado “Enviei o projeto de lei visando uma melhoria no atendimento a esses setores (Esporte, Cultura, Turismo), mas infelizmente não foi compreendido pelos vereadores que fazem oposição a nós, mas isso não vai nos desmotivar, vamos trabalhar mais e mostrar que Saboeiro merece uma administração voltado para o povo!” – disse.